Maria Fernanda Amaral
A sessão Fraud e Security do encontro Telco Transformation Latam 2024 reuniu no painel “Desafios e tendências da área de Fraude na América Latina” executivos do setor para falar sobre fraudes digitais no e-commerce, iniciativas de Open Gateway como ferramenta de prevenção, práticas para mitigar o Sim Swap, além da gestão inteligente do acesso para limitar o uso de dados no campo interno das Telco.
Micaella Ribeiro, Identity Advisory Director na IAM Brasil, abriu a discussão com a informação de que 51% das perdas em canais digitais estão relacionadas a fraudes, segundo o recente relatório da Vesta.
Silvana Lourenço Pinha, Gerente de Prevenção de Fraudes na VIVO, mostrou como a Operadora tem se preparado cada vez mais com pesquisas e testes constantes em novas soluções digitais par minimizar as fraudes.
Já Harold Hanz Aparicio Sibulka, Jefe de Area de Fraudes na Telefónica Chile, reforçou como a prevenção deve ser o ponto de partida no assunto, tendo as Operadoras a responsabilidade de se adiantar diante dos crimes de cibersegurança que surgem para burlar a IA.
O painel ainda contou com a participação de Luiz Henrique Barbosa da Silva, Presidente Executivo da TELCOMP, que trouxe a visão macro da associação ao acompanhar de perto casos de crise enfrentados pelas Operadoras quando o assunto é fraudes. Luiz enfatizou como o tema não afeta somente os resultados financeiros das empresas, mas a reputação do setor como um todo.