Painel abordou as dificuldades que as empresas de internet (banda larga) tiveram no início da pandemia, onde ainda era tudo novo. Com o aumento de residências consumindo internet, eles tiveram trabalho em dobro para conseguir atender a todos com qualidade, uma vez que aulas, reuniões estavam todos online fazendo com isso o consumo dobrar, além do aumento de compras e assinaturas de tv a cabo.
As empresas tiveram que aprender a lidar com esses desafios, porém foi um avanço importante para todos, pois com essas mudanças começamos a ter a transformação digital, que ainda está acontecendo pois muitas empresas estão adotando o sistema de home-office fazendo assim o consumo e adesão de internet em residências aumentarem, exemplo o México teve um aumento de 82% de consumo e a Argentina um aumento de 70% desse consumo.
O Brasil está passando por um grande processo de atualização da banda larga para conseguir atender essa nova transformação digital, a troca para fibra vem crescendo, teve um crescimento de 32% nos últimos 6 meses, e continua crescendo e indica que irá continuar crescendo por causa dessa nova estrutura que estamos vivendo.
Porém tiveram os pontos de maiores dificuldades, como a gestão e instalação desses serviços nas residências, uma vez que porque causa das cautelas não se podia entrar na casa dos consumidores, eles tiveram que aprender a fazer algumas adaptações remotamente para conseguir atender essa demanda.
Com todos os fatores que aconteceram na pandemia, o ponto que ficamos para pensar é teremos uma transformação digital, mesmo que sendo mínima essa transformação será visível.
Moderador: Ernesto Piedras, CEO, THE COMPETITIVE INTELLIGENCE UNIT – THE CIU Panelistas: Fernando Herrera, Vice President – CTO, TELECENTRO ARGENTINA
Javier Ger, Cloud Infrastructure Strategy Manager, TELECOM ARGENTINA
Isaias Alegria, Director de Ingeniería y Operaciones, MARCATEL
Mauro Fukuda, Technology & Network Strategy Director, OI
Comments